A origem do poder

Vejam bem...tudo gira em torno do poder.

Não sei ao certo, quando se deu esse entendimento. Mas sei que foi fundamental para estabelecermos nossa relação como seres sociais.

Creio que tudo se deu com os primeiros seres humanos capazes de raciocinar logicamente. Pois, num ambiente totalmente hostil, como era o nosso planeta na época pré-histórica, era necessário fazer uso de estratégias que possibilitassem a sobrevivência. E isso não se daria de forma independente! Era necessário criar uma estratégia que envolvesse mais indivíduos, afim de assegurar que, pelo menos um permanecesse vivo, principalmente o criador da estratégia.

Sendo assim, nossa necessidade de viver em grupo se deu por conta da inevitabilidade de que, somente isso asseguraria a sobrevivência do bando. E, mediante a esse contato constante e conveniente, nos tornamos seres sociais. Mas até isso ocorrer, acredito que houveram muitos conflitos, pois não deve ter sido fácil conviver em grupo, quando cada indivíduo levava sua vida da forma como bem entendia, até então.

Somente quando alguém se tornou uma referência dentro do grupo, é que houve consenso. E esse consenso pode ter ocorrido, inevitavelmente por meio da força! Acredito que, somente com o passar do tempo, e com o desenvolvimento da capacidade do ser humano de raciocinar, é que as relações humanas se estabeleceram entre os submissos e os dominantes.

E assim, se constituíram as primeiras relações de poder.

Com as relações de poder, vem os privilégios: atenção imposta por medo ou por admiração, e nisso surgem as ofertas, mesmo que por obrigação.

Seguindo esse raciocínio, muitos impérios e reinados se formaram!!! E isso foi criando a ideia de que as relações baseadas no poder, eram naturais. E, para assegurar que essa ideia se firmasse no ideal coletivo, eram instigados os tratamentos desiguais, como por exemplo: Entre idosos e jovens, pais e filhos, homens e mulheres, mais próximos do líder e mais distantes, e por aí vai!!!

Infelizmente, a ideia de poder se consolidou na sociedade humana. E quebrar esse padrão de convivência social será extremamente árduo, complexo e perigoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da canção perdida

Sobre ódio/raiva, utilidade e escolhas.