Sobre necessidades, expectativas e ícones

Grande parte das pessoas tem a tendência de, ao se deparar com uma realidade que exige delas algo que não podem dar, projetar todas as suas expectativas em algo. Esse algo pode ser a família, um amigo, um cônjuge, a profissão, um hobby, um objeto, e por ai vai!

Contudo, quando a pessoa projeta em outro alguém e/ou algo que ela deseja em si, ela cria um ícone de adoração. Esse ícone de adoração passa a ser uma extensão dessa pessoa. Assim sendo, ela afasta qualquer força que possa demolir a ideia que ela criou sobre esse ícone. E qualquer coisa que ameace a constituição desse ícone é, violentamente repelida!

Criar ícones de adoração é um ato primitivo. Um dos primeiros do ser humano moderno. Infelizmente, muitos de nós carregamos consigo essa necessidade. É uma muleta psicológica que nos ajuda a lidar com as próprias limitações. E o que grande parte das pessoas não entendem é que essas limitações são naturais. Não tem como atendermos expectativas que vão além daquilo que podemos oferecer, enquanto seres limitados.

Quando ficar claro que não precisamos atender expectativas criadas por quem quer que seja, poderemos existir com suavidade, e pacificamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da canção perdida

Sobre ódio/raiva, utilidade e escolhas.