O círculo vicioso da ignorância

Infelizmente, hoje minha postagem é sobre um assunto muito delicado.

Como professor, eu procuro instruir meus alunos de forma verdadeira e clara. Eu não tenho receio de tocar em determinados assuntos e discuti-los em sala de aula temendo que, com isso eu vá afrontar valores morais de quem quer que seja!

Sendo assim, na aula de ontem discutimos sobre religião. E para minha surpresa, poucos souberam dizer do que se tratava esse assunto! Meus alunos estão no terceiro ano do fundamental I, e tem entre 8 e 9 anos de idade. Contudo, grande parte deles afirmou frequentar igrejas de doutrina evangélica ou católica!

Daí veio minha indignação, quando na aula de hoje (que iniciou com o tema CIÊNCIA), parte dos alunos informou que não coletaram os dados necessários para usarmos numa atividade, devido a terem ido a Igreja!!!

Se existe algum pecado na vida, acredito que um deles é impor as crianças algo que elas nem mesmo compreendem. É o cúmulo da ignorância privilegiar o culto ao sobrenatural, em detrimento da necessidade que se faz o conhecimento científico.

Infelizmente, em nossa sociedade ainda acredita-se que cultivar valores na infância é o mesmo que impor uma crença, que nesta idade não se tem discernimento para avaliar o grau de complexidade exigido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da canção perdida

Sobre ódio/raiva, utilidade e escolhas.