Capitalismo X Esquema em Pirâmide

Às vezes, tenho a impressão que o capitalismo não passa de um grande esquema mundial em pirâmide. Só que está bem estruturado, pois não depende de recrutamento. Mas sim de adesão espontânea motivada pela necessidade natural do ser humano de consumir!
O que estabelece o sucesso desse esquema financeiro é a ilusão que é vendida à massa, de que precisamos de mais do que temos. E essa ideia acaba se fortalecendo, quando algo que antes era impensável de existir, acaba se tornando essencial e importante para todos.
Essa analogia que tento fazer entre o capitalismo e o esquema em pirâmide é motivado por um fato estarrecedor, onde pesquisas como:
https://www.oxfam.org/en/pressroom/pressreleases/2015-01-19/richest-1-will-own-more-all-rest-2016
dizem que, em 2016, 1% da população vai deter mais da metade da riqueza do mundo. Esse é um fato muito preocupante!!!

O multimilionário, Nick Hanauer, tem difundido uma ideia muito controversa, baseada num discurso de Warren Buffett, onde ele diz que as nações que não cobram impostos proporcionais as riquezas dos indivíduos, falham na aplicação de políticas econômicas.
http://www.theguardian.com/business/2011/aug/15/warren-buffett-higher-taxes-super-rich
No link à seguir, está o texto transcrito da conferência em que Nick Hanauer foi convidado para ser o orador, promovida pela fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos, chamada TED. Nessa conferência Nick explica a ideia de que o capitalismo, não é um sistema econômico autossuficiente, e sendo assim, sua tendência num eventual ápice é de entrar em crise.
https://www.ted.com/talks/nick_hanauer_beware_fellow_plutocrats_the_pitchforks_are_coming/transcript?language=pt-br
E é nessa palestra que ele exemplifica o que acontecerá quando ocorrer essa crise. O mesmo que ocorre quando um esquema de pirâmide falha...entra em colapso!!!

É necessário buscar alternativas, mesmo dentro desse sistema econômico vigente, para diminuir a disparidade entre as classes sociais que sustentam esse esquema. Ainda mais entre os menos favorecidos, que são os que mais sofrem e são explorados para manter essa estrutura equivocada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da canção perdida

Sobre ódio/raiva, utilidade e escolhas.