Desconstruindo a humanidade

Ontem na sala de aula, um aluno comentou comigo que estava conhecendo as músicas dos Mamonas Assassinas, e que tinha gostado muito das que já tinha ouvido!!! Porém, ele lamentou o fato de eles terem morrido, e que queria muito ter a oportunidade de ir num show deles.
Então, comecei a falar a ele como foi na época em que os Mamonas apareceram e como eles se tornaram uma banda, que virou ícone para uma geração. Nisso um outro aluno, se aproximou para ouvir sobre quem estávamos falando!!! Quando ele ouviu que estávamos conversando sobre os Mamonas Assassinas, ele acabou fazendo um comentário, que somente uma criança que foi influenciada pelo mal exemplo de um adulto, poderia fazer: "Ainda bem que eles morreram!!! Eles eram amaldiçoados."
Ouvindo isso, eu quis saber onde ele tinha ouvido tamanha bobagem!!! Daí eu o questionei sobre a origem desse pensamento, e ele me disse que tinha ouvido na igreja...que o pastor havia falado. Nisso, o primeiro garoto nos interrompeu, empurrando o segundo aluno, e dizendo: "Deixa de ser idiota!!! Como uma coisa tão legal, pode ser amaldiçoada?", nisso o outro responde: "Mas é verdade!!!"
Eu intervi na situação, antes que os ânimos se alterassem para bem pior!!! Expliquei aos dois que, numa situação como essa era sempre melhor nos colocarmos no lugar de quem estamos julgando. Tentar imaginar pelo que passou aquela pessoa...tentar imaginar quais situações experimentou...com quais outras pessoas ela interagia e de qual forma isso acontecia. E ainda assim, isso não nos dá o direito de julgar!!!
Em época de justiceiros da moral, nós professores temos que ensinar aos alunos o que é ter empatia. Infelizmente, o ser humano está se desconstruindo e retrocedendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da canção perdida

Sobre ódio/raiva, utilidade e escolhas.