URGENTE!!!

Nesse pouco tempo em que vivo na cidade como ciclista, percebi como ela é limita para certos grupos como esse.

Tivemos essa conquista da criação das ciclovias/ciclofaixas, que melhorou a circulação dos ciclistas pela cidade, e deu um pouco mais de segurança para percorrer as vias públicas.

Mas sem dúvida, existe uma mentalidade que precisa ser educada para viver esse novo momento da realidade, no Brasil, e no mundo. Mentalidade essa, que para muitos cidadãos, é a forma mais sensata de pensar a cidade. Como a do predomínio dos carros.

As vias públicas em nosso país foram idealizadas para favorecer a circulação de carros. Posteriormente, com o aumento da circulação de pessoas entre o centro e a periferia da cidade, foram implementadas alternativas para a circulação de veículos de transporte público.

Com isso, além do aumento da poluição, tivemos um aumento da lentidão de veículos trafegando pelas vias. Isso acabou gerando uma demanda de desobstrução das vias. Foi ai que se pensou nas faixas exclusivas para o trafego de ônibus.

Com essas atitude, a situação melhorou significantemente. Contudo, ainda existia a necessidade de buscar alternativas que mostrassem que existem possibilidades melhores para a circulação do indivíduo na cidade, que não fossem somente o uso do carro ou a dependência do transporte público.

Foi assim que com a popularização do uso de bicicletas, que se voltaram as atenções para uma possibilidade de circulação nas vias, que ao mesmo tempo estimulasse o cuidado com o meio ambiente e com a própria saúde. O veículo que antes era usado apenas como mecanismo de lazer, agora estava sendo encarado como uma alternativa para quem queria circular na cidade.

Só que infelizmente, houve uma resistência a esse movimento. Principalmente, por aqueles que sempre ocuparam as vias privilegiadamente, sem se preocupar em dividir espaço. Digo isso pq o pedestre na cidade sempre foi invisibilizado, visto que ao andar pela cidade, a preocupação de não causar acidentes sempre partiu do pedestre (ou sempre teve que partir!).

Hoje com a existência de ciclovias e ciclofaixas, o motorista de moto/carro/ônibus/caminhão, tem que dividir espaço com mais um...o ciclista. E, não existe a possibilidade de não haver resistência! Muitos motoristas não tem o mínimo cuidado na hora de ultrapassar um ciclista. Mesmo que isso exija respeitar o espaço destinado a circulação de bicicletas.

Porém, não são somente com aqueles com quem dividimos espaço nas vias de circulação de veículos, que temos problemas. Temos problemas também com os pedestres!!! Sim. Pois, nos locais ondem existem ciclofaixas ou ciclovias, é muito comum se deparar com pedestres fazendo caminhada, cooper ou simplesmente andando num local que foi destinado para os ciclistas, quando existem ao lado locais próprios para a circulação de pedestres.

Enfim, existe uma necessidade urgente de se educar as pessoas a se adaptarem. Fazer com que percebam que é importante respeitar! Temos que buscar coexistir com civilidade e harmonia. Caso o contrário, ficará cada vez mais difícil pensar num mundo para todos. E acabaremos criado um mundo onde poucos terão privilégios, e muitos serão marginalizados.

Estamos muito longe disso??? Me diga você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da canção perdida

Sobre ódio/raiva, utilidade e escolhas.