Cena Gótica Nacional


Irei me debruçar sobre os pontos referentes ao vídeo, os quais considerei mais importantes para o debate a cerca da cena gótica nacional.

Ações de promoção da cena gótica nacional - Festivais, como o Wood Gothic, Wave Summer e o Wave Winter são as principais ações de resistência para a promoção e manutenção da cena gótica nacional. Contudo, como qualquer evento cultural depende de divulgação para ter público. Para que a divulgação seja efetiva é necessário que existam pessoas comprometidas com o propósito a que serve o evento. Se o motivo for só ganhar dinheiro ou se autopromover, fadadamente o evento estará condenado ao fracasso na conclusão de seu objetivo.

É ai que entra, especificamente o que leva o elitismo a ser tão nocivo a manutenção e promoção da cena gótica. Elitismo numa concepção objetiva tem por característica conservar característica de status social e econômico. O status social é medido pela importância que você tem dentro de um determinado grupo, e essa importância é constatada, mediante o seu poder de influência econômica. Ou seja, quando mais influência econômica você possui, mais impressionante você será aos demais do grupo, que lhe agregarão maior importância, elevando seu status social.

E qual a razão desse elitismo ser prejudicial a manutenção e promoção da cena gótica? Essa razão se dá pelo fato de que, quando alguém está descobrindo a cena gótica ou ainda não se aprofundou no universo da mesma, isso restringe as expectativas desse indivíduo que ainda não está familiarizado com esse meio, e acaba sentindo uma hostilidade a sua falta de vivência. Isso acaba enfraquecendo ou inviabilizando qualquer possibilidade desse indivíduo de se envolver com a promoção e manutenção da cena.

Perpetuar esse movimento elitista dentro da cena, impede a mesma de reunir pessoas que se somariam para sua promoção e manuntenção. E o elitismo apenas se apropria de fragmentos do que é ser gótico e usa-os como ferramenta limitada de um entendimento dogmático, sem se ater a assuntos relevantes para o esclarecimento do que é a cena gótica.

Resumindo tudo, podemos entender que o elitismo presa pela individualidade dentro da cena, da autopromoção do indivíduo, e não o seu esclarecimento quanto a importância da cena gótica, enquanto subcultura. Já a resistência, vem na mão contrária, buscando dar ao coletivo meios de se sustentar enquanto grupo social.

Penso que uma parte desse conflito, se dê devido ao embate de gerações diferentes, que tem visões de mundo muito distintas. Contudo, se considerarmos que tempo de frequência não tem relação com tempo de dedicação a promoção e manutenção da cena, podemos relevar esse aspecto. Existem outros aspectos que influênciam nesse conflito, como os núcleo sociais a que pertencem os indivíduos e como esses núcleo se sustentam. Se essa sustentação tem como base o pluralismo, ou se tem como base o tradicionalismo.

Uma coisa é certa, o laço que cada um nutre pela promoção e manutenção da cena gótica é o que vai fazer com que a subcultura resista enquanto movimento coletivo. Quanto mais indivíduos com laços sólidos em relação a cena gótica, mais viva ela permanecerá.


Comentários

Unknown disse…
Nossa, achei essa a melhor análise do tema deste vídeo, até então.
Muito obrigado!
Lex Oliver disse…
Minha gratidão à você por ter conferido minha análise!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da canção perdida

Sobre ódio/raiva, utilidade e escolhas.