Direito de não ter fé

Outro dia questionaram a mim, o motivo pelo qual eu tenho publicado tanta informação sobre o ateísmo e feito tantos discursos contra as religiões. Então, pacientemente, eu expliquei a pessoa que, durante todos esses anos em que faço parte de redes sociais, sempre tolerei publicações religiosas, correntes de crenças espirituais e discursos proselitistas, sem nunca me manifestar contra nada disso. Contudo, após todo esse tempo percebi que, todas essas ações estavam saindo do contexto de meras expressões de crença individual para se transformar em ditaduras do modo de vida social das pessoas.
Acredito na liberdade de exercer seu direito a crença religiosa, garantida pela Constituição. Porém, quando esse direito se torna uma ameaça ao direito de outras pessoas viverem suas vidas do modo como bem entenderem (desde que não seja maléfico para si ou para os que fazem parte do seu convívio social), isso se torna uma coisa com a qual deve-se se preocupar!
Então, se atualmente, faço mais publicações voltadas para esse tipo de questionamento é devido a minha grande preocupação com a influência que as crenças religiosas estão exercendo sobre a vida de todos aqueles que, ou creem em algo espiritual, mas não professam uma religião ou aqueles que não creem em nada no plano espiritual, mas creem naquilo que a ciência pode explicar.
E, finalmente, usando do mesmo direito de professar sua fé garantido constitucionalmente à aqueles que creem em religiões, faço questão de usar do mesmo direito para professar minha não fé a toda e qualquer religião que acredite no culto a alguma entidade ou divindade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da canção perdida

Sobre ódio/raiva, utilidade e escolhas.