Individual & Coletivo

Estava (como de costume!Rs) refletindo sobre questões que me afligem, enquanto indivíduo participante de um conjunto de outros indivíduos, após ver um debate sobre deveres individuais do cidadão para benefício coletivo de uma sociedade. Isso me levou a raciocinar quanto ao meu papel como habitante de uma comunidade de pessoas com diferentes valores, princípios, criações e crenças.

Tenho certeza que não estou aqui para acumular bens. Nunca fiz questão disso! Porém, tenho certos objetivos, que se enquadram nesse contexto. Muito mais por inevitabilidade, do que por vontade.

Tenho certeza que não escolhi a profissão que desempenho para benefício próprio. Se sou professor, é muito mais por pensar no benefício dos outros, no benefício coletivo, que no individual.

E por fim, é por demais complexo, tentar trazer benefícios à todos, que como efeito colateral, não afetem negativamente outros tantos.  E essa é uma das minhas maiores aflições, pois como citei no início desse relato, presenciei um debate onde os envolvidos discutiam exatamente isso. E mesmo eu, passo por situações onde o contexto é semelhante ao discutido no debate citado, e é extremamente delicado trabalhar com uma questão tão complexa como essa, independente da esfera em que se manifeste essa situação. Entrar num consenso sobre como proceder nesse contexto, é que deve ser o objetivo da discussão...não sobre quem está certo ou errado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da canção perdida

Sobre ódio/raiva, utilidade e escolhas.