The Trick Is To Keep Breathing

A música sempre foi minha válvula de escape. Qualquer momento da minha vida, no qual eu não me sentia forte o bastante para dar conta, era na música que eu encontrava forças para resistir! Fosse ao bullying que eu sofria na escola, na rua em que eu morava...fosse aos conflitos familiares...fosse aos dilemas pessoais. Foi sempre na música que eu encontrei o apoio, que muitas vezes, não conseguia num ombro amigo, num colo de mãe ou num conselho de alguém mais sábio.

E, em particular, essa música foi uma das primeiras que busquei saber o que era dito na letras da composição. Também busquei saber o que levou (quem compôs a canção) a criar uma obra tão densa.

Foi então que, me apaixonei de vez por essa banda. A Shirley Manson, que criou a letra para essa música, tirou o título de uma obra literária, escrita por Janice Galloway, que conta a história de Joy...uma professora de teatro, que nunca teve uma vida fácil, pois não era uma pessoa fácil de se lidar. Sempre envolvida em conflitos, não se dava bem com a família, até que ao entrar na vida adulta, se afasta de tudo e de todos, e vai morar no litoral da Escócia (lugar onde se passa a história). Contudo, tem que retornar a sua cidade natal quando descobre que o grande amor de sua infância faleceu. Nesse meio tempo, ela tem que lidar com os fantasmas do passado, por não ter ido ao enterro de sua mãe, e por ter se distanciado da família. Nisso, Joy vai refletindo sobre os motivos pelos quais ainda vale a pena viver, carregando tantos esqueletos no armário.

E é sobre isso que a música "The Trick Is To Keep Breathing", fala. Sobre o questionamento que fazemos sobre os motivos que podem nos levar a continuar, a ponto de superar os problemas, as dificuldades, os conflitos internos. E o mais legal é que, a música dá um conselho perfeito como resposta a esse questionamento: O segredo é continuar respirando.

Quando entendi tudo isso, tendo como ponto de partida essa música, compreendi que mesmo em momentos onde, por vezes, não vemos possibilidades de superar os obstáculos, se continuamos seguindo em frente, determinantes e obstinados, sempre teremos a oportunidade de viver um dia a mais, de cabeça erguida.


Por tudo isso que aprendi, só por conta dessa música, prometi que um dia tatuaria em mim, o nome dessa canção. E é o que vou fazer. Para nunca mais esquecer de tudo que ela me ensinou!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da canção perdida

Sobre ódio/raiva, utilidade e escolhas.