Vamos falar sobre o SUS

Transformar os direitos sociais, em serviços. Ótima estratégia!!! Uma pena que nem todos poderão ter acesso a esses serviços. Como já acontece hoje em dia, com os planos de saúde! E é por isso que existe o SUS. Para dar o suporte básico, de que todo ser humano necessita na hora da doença.
Muito se fala sobre a não utilização do SUS, pelo políticos, juízes e a elite. Mas, as pessoas se esquecem que o SUS é um sistema que foi criado para dar o suporte básico a todo o cidadão. Isso, sem que houvesse algum tipo de critério para o seu acesso, como era na época do INAMPS, que só poderia ter acesso o cidadão empregado com carteira assinada.
Um sistema de saúde, que atenda uma população na dimensão de um pais continental, como é no caso do Brasil, não tem como ter qualidade de Sírio-Libanês ou Albert Einstein. E, perto de outros países que nem tem sistema de saúde pública, ou como no caso dos EUA, que agora na Era Obama, começava a implantar algo similar ao INAMPS, o chamado "ObamaCare", lógico que o SUS é um sistema exemplar! Justamente pelo fato de não existir critério para o atendimento médico. Ele é acessível a todos, igualmente (pelo menos na teoria deveria ser assim!).
Mesmo o SUS sendo um sistema de saúde que visa dar a assistência básica a todo cidadão, ainda assim se procurou ultrapassar a barreira do básico, fazendo-se convênio com grandes clínicas médicas, para que uma parte do atendimento para tratamentos mais avançados, fosse destinado a usuários do SUS. E, foi esse ato que sentenciou o SUS a alvo de desmonte das elites, pois o cidadão comum começou a ter acesso a coisas que antes, somente a elite tinha.
Eu tenho minhas origens na miséria extrema. Morei em lugares onde o esgoto corria na na frente de casa. Quando criança, tive verminose pq os lugares onde brincávamos eram cobertos com lixo (mesmo que dentro de casa, minha mãe sempre mantivesse os ambientes o mais limpo possível)! Se não fosse o fato do meu pai trabalhar com carteira assinada, não teríamos acesso ao sistema de saúde que era oferecido na época.
Se hoje, crianças podem ter acesso ao sistema de saúde, é pq existe o SUS para pelo menos oferecer o básico, evitando que essas crianças moram de doenças simples como gripe ou verminose.
Assim como o Bolsa Família, o SUS existe apenas para prover um atendimento essencial para que as pessoas não morram por problemas de saúde facilmente curáveis por meio de um tratamento adequado. A ideia é que, com o progresso social que advém do acesso a saúde e educação básica, os indivíduos vão adquirindo condições de usufruir a serviços mais amplos.
E é isso que é o socialismo que muitos não entendem.Usar a máquina pública para dar acesso a uma infraestrutura, necessária para que o cidadão que não nasceu com privilégios econômicos, consiga se firmar por conta própria, e adquirir condições de ter acesso a um conjunto de serviço, de que outra forma dificilmente, teria acesso.
What fucks on the all thing é o fato de que o sistema público foi assumido por indivíduos inescrupulosos com interesses escusos, que não dão a mínima a necessidade dos pobres e miseráveis. E isso impede que a socialização do acesso a atividade essenciais para prover saúde, educação e segurança, ocorra de verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca da canção perdida

Sobre ódio/raiva, utilidade e escolhas.